OS “QUINZE ANOS” DA OMD E A MISSÃO PRINCIPAL:

CAPACITAR OS OUVIDORES PELO BRASIL.

Agora, no dia 11 de novembro corrente, a OMD Soluções para Ouvidorias, com sede em Florianópolis-SC e parceira de primeira hora da Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina, e que conta também com o reconhecimento da Associação Brasileira de Ouvidores, celebrou os seus quinze anos de atividades voltadas especificamente para a capacitação e a certificação de Ouvidores.

Uma década atrás o cenário brasileiro no que tange as Ouvidorias ganhava um novo ímpeto. As transformações no campo da economia, da indústria e do comércio, as inovações tecnológicas que permitiram a introdução de ferramentas mais ágeis e confiáveis no trato das relações humanas e, principalmente, nas que envolviam instituições públicas e privadas, possibilitaram avanços notáveis em todos os setores da vida nacional.

A Carta Magna de 1988, o Código de Defesa do Consumidor de 1990, o impacto negativo do escândalo do Mensalão, em 2006, trouxeram no seu bojo orientações jurídicas e ensinamentos pertinentes no aprimoramento democrático. A Lei Anticorrupção de 2013 se apresentou como uma nova ferramenta jurídica para estabelecer o rito de denúncias e esclarecimentos de desvios éticos de crimes praticados por pessoas jurídicas.

A ideia central na composição da OMD Soluções para Ouvidorias foi a de contribuir para o aprimoramento das Ouvidorias. O cenário se constituía de forma a ocupar um espaço em que pudesse unir a tecnologia e a capacitação humana, o que se chamava na época de Capital Humano. Diante desta demanda surgiu a OMD Soluções para Ouvidorias, com uma proposta bem definida e o propósito de qualificar, capacitar, orientar, certificar as pessoas reconhecidas como Ouvidores e, ao mesmo tempo, fornecer software e suporte técnico com ferramentas de gestão que pudessem proporcionar segurança, agilidade, compromisso e efetividade no trato com as demandas.

Ao comemorar os quinze anos, a OMD consagra também um índice de presença de mais de dois mil ouvidores em seus cursos de capacitação. Não é só um número expressivo, mas a constatação de que a empresa tem o respaldo e a confiança de seus parceiros de primeira hora. O carro chefe da OMD é o Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria oferecida trimestralmente na cidade de Florianópolis e, também, por demanda, em outras capitais brasileiras. As áreas de Saúde, Educação, Energia Elétrica e Financeira tem aportes específicos devido às condições peculiares no trato com os clientes.

Porém, o portfólio da OMD, diante das necessidades e da evolução decorrente das Ouvidorias somadas à exigência de novos métodos de abordagem devido principalmente a crise decorrente dos escândalos de corrupção que assolaram o país nos últimos anos, propiciou o surgimento de movimento propositivo conhecido como Compliance, iniciativa que permite o desenvolvimento de práticas internas de mobilização de ações pautadas na ética, na conformidade, na obediência das normas e no imperativo das leis.

Ao “assoprar as velinhas” dos quinze anos, portanto, a OMD ampliou seu enfoque de capacitação, ao lado da sua fiel parceira ABO-SC, tem a oferecer cursos abertos, in company e a distancia. Dispõe de uma Consultoria especializada OMD para implantação ou reorganização de Ouvidorias; pode desenvolver programas de Gestão da Ética e Compliance e Programas de Integridade dentro das organizações; o Sistema de Gestão para Ouvidorias tem o que há de mais moderno e ágil no trato das demandas do cidadão e oferece também Cursos, Workshops e Oficinas de Ética Empresarial, Compliance e papel de RH; Liderança e Gestão Ética, Práticas anticorrupção nas empresas.

Segundo o seu diretor, Mário Nelson, a OMD já definiu como vai continuar empenhada em propiciar ferramentas de gestão e soluções para Ouvidores ao estabelecer um propósito bem definido e focado de se tornar até 2022 uma empresa consolidada como referência nacional na área de ouvidoria, com atuação expandida de soluções, integridade corporativa e atendimento ao cliente-cidadão.