Estamos levantando informações das Ouvidorias em Santa Catarina. Encaminhe as informações de sua Ouvidoria através do formulário de contato no site da ABO-SC.  Menú : Contato.  Ou direto pelo e-mail : abo-sc@abo-sc.org.br   ou ainda,  contato@abo-sc.org.br

Faça um resumo, informando :

  • Ato que instituiu a Ouvidoria.
  • Data de criação.
  • Seu primeiro Ouvidor.
  • Nº do telefone para contato.
  • Outras informações relevantes que entender necessárias.

 

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES DAS OUVIDORIAS EM SANTA CATARINA

Em setembro de 2001 por ocasião do VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman na cidade de Recife, cujo tema era ” Ouvidoria no Brasil : Democracia e a defesa dos direitos humanos “, um pequeno grupo de Ouvidores de Santa Catarina se fez presente. Começava aí o movimento para criação da Associação de Ouvidores/Ombudsman, Seccional de Santa Catarina,  (Abo-sc) , que foi realmente acontecer no dia 7 de julho de 2003.

Muito embora, a Abo-sc tenha iniciado em julho de 2003, o movimento das Ouvidorias em Santa Catarina data da segunda metade da década de 1990, com a criação de diversas Ouvidorias.

Listamos abaixo as primeiras Ouvidorias criadas no Estado de Santa Catarina :

1996 –  Ouvidoria da UFSC –  foi instituida pela Portaria 0671/GR/96, de 28 de maio de 1996, assinada pelo Reitor Professor Rodolfo JoaquimPinto da Luz. O cargo de Ouvidor da UFSC é de escolha do magnífico Reitor para o exercício no seu mandato, pelo período de quatro anos, não havendo normas de impedimento de recondução. Seu primeiro Ouvidor(a) foi a servidora Docente Sidneya Gaspar de Oliveira, período 1996/2000. Seu atual Ouvidor é o servidor administrativo Arnaldo Podestá Junior, desde julho de 2004.
2000 – Ouvidoria do CREA/SC – Através da Portaria nº 080/2000, o Presidente do CREA/SC, Engº Civil Celso Francisco Ramos Fonseca, instituiu a Ouvidoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), como órgão de representação do usuário. A Ouvidoria foi criada no mês de abril de 2000 e seu primeiro Ouvidor foi o servidor Amaro Gomes. A ideia de criação da Ouvidoria surgiu com a implantação do programa “Novo Crea” , visando o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados.